Maio Amarelo chama atenção para “epidemia” de acidentes de trânsito

Publicado em 31/05/2016 10h02
Ação #EstaVagaNãoÉSuaNemPorUmMinuto no centro de Campo Grande. (Foto Agetran) Ação #EstaVagaNãoÉSuaNemPorUmMinuto no centro de Campo Grande. (Foto Agetran)

Nesta terça-feira, 31 de maio, encerrou-se o Maio Amarelo. E, para o encerramento, houve uma ação importante durante toda a manhã na Av. Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco. A ação #EstaVagaNãoÉSuaNemPorUmMinuto, foi para sensibilizar a sociedade a ter mais respeito ao próximo e cumprir com seu papel.

Maio é o mês dedicado ao trânsito, período em que pessoas se mobilizam para promover ações de conscientização e educação sobre a importância de um trânsito seguro. O Maio Amarelo é um movimento mundial que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. São ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. O Brasil gasta por ano R$ 52 bilhões por conta dos acidentes de trânsito que provocaram mais de 43 mil mortes em 2014 (últimos dados disponíveis). Para se ter uma ideia, 60% dos leitos hospitalares no país são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. (Dados do site Maio Amarelo)

Em Mato Grosso do Sul, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil, se organizaram para discutir o tema, engajaram-se em ações e propagaram o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O Sindcfc-MS, junto com Detran-MS, Agetran, Conselho de Trânsito-Cetran, BBTRAN e outros órgãos ligados ao trânsito, faz parte do Gabinete Gestor Integrado de Trânsito (GGIT) do Estado que é o organizador das ações. Durante todo o mês, representantes do sindicato, empresários de Centros de Formação de Condutores e colaboradores, participaram das ações de rua, panfletagens, adesivagem, palestras, carreatas e eventos, dando a sua contribuição.

Também usamos a tecnologia a favor do movimento, promovendo conteúdo e divulgando através das redes sociais e sites com as hashtags ‪#‎AtençãoPelaVida‬‬‬‬‬‬ #maioamarelo2016 #EuSou+1 #MaioAmarelo #matogrossodosul @maioamarelo.‬‬‬

A participação de cada um foi fundamental para o sucesso do movimento, principalmente dos CFCs, setor diretamente envolvido com a educação de trânsito e responsável pela formação de todos os condutores.

"Todo profissional ligado ao trânsito deve ser o primeiro a contribuir para propagar a responsabilidade de uma conduta lícita, responsável e prudente no trânsito. Somos empresários de CFCs, temos a responsabilidade social e moral de ensinar adequadamente e de nos envolvermos em movimentos como esse. Em nome do Sindicato, agradeço todos os empresários e colaboradores que de alguma forma contribuíram para o sucesso do Maio Amarelo em Mato Grosso do Sul. Também, agradeço ao presidente do Detran-MS, Gerson Claro e demais diretores. Obrigado especial as entidades que nos convidaram para participar das palestras, estamos sempre a disposição", comentou Wagner Prado, presidente do Sindcfc-MS.