R. Vinte e Seis de Agosto, 83
Centro - Campo Grande - MS
67 3382-4835

 
 
 
Treinamento  segue até o dia 4 de setembro na sede do Sindicato; profissionais conferem na prática como funciona o simulador de direção Treinamento segue até o dia 4 de setembro na sede do Sindicato; profissionais conferem na prática como funciona o simulador de direção

Começou na terça-feira (1), no auditório da sede do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (Sindcfc/MS), em Campo Grande, a semana de treinamento de instrutores para uso do simulador de direção veicular. Até a próxima sexta-feira (4), instrutores de todo o Estado de Mato Grosso do Sul passarão por um treinamento pedagógico e prático sobre o uso do novo equipamento que fará parte do processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos novos motoristas. Profissionais de onze municípios formaram a primeira turma e foram recepcionados pelo presidente do Sindcfc/MS, Wagner Prado, e toda a equipe de treinamento.

Sidrolândia, Bodoquena, Miranda, Nova Andradina, Aral Moreira, Dourados, Campo Grande, Bonito, Douradina, Ponta Porã e Aquidauana abriram a semana que tem como meta capacitar, pelo menos, dois instrutores de cada município do Estado durante os quatro dias. Segundo o presidente do sindicato, “a capacitação é essencial para que os instrutores conheçam o equipamento e todos os recursos que ele oferece. É a oportunidade para tirar dúvidas e colher informações que depois irão ajudá-los a desempenhar um bom trabalho nos seus centros de formação de condutores”, comentou Prado.

A palestra e conteúdo pedagógico é de responsabilidade da especialista em trânsito Roberta Torres, de Belo Horizonte, em parceria com Rodrigo Daniel Alves Lopes, da empresa ProSimulador de São Paulo. Com base em estudos e muita pesquisa, a especialista aborda a parte histórica e leis de trânsito brasileiras, o comportamento dos motoristas no nosso país, obstáculos enfrentados pelos condutores e nos traz um levantamento das últimas estatísticas sobre os acidentes e suas consequências. Segundo ela, no Brasil, a cada 10 minutos uma vida é perdida por causa de um acidente, e cerca de 30 bilhões são gastos por ano em razão deles, um número que pode elevar a condição a um problema de saúde pública. Já Rodrigo é o responsável pelo treinamento específico sobre o uso do simulador, desde o cadastro, agendamento de aulas, a tecnologia disponível e a prática na direção, que é realizada nos sete simuladores disponíveis no Sindcfc/MS.

Cerca de 270 instrutores se cadastraram pelo site do sindicato para participar. De Campo Grande, apenas os instrutores que ficarão na sede serão capacitados nesta fase. As turmas estão separadas por regiões e divididas nos turnos da manhã e da tarde. No final, todos os instrutores receberão apostilas com conteúdo de apoio e certificado.

Na prática Depois da teoria, os instrutores são convidados para operar o simulador e ver de perto como ele funciona. Acostumada com as dificuldades e obstáculos do trânsito no dia-a-dia da cidade, operar o simulador foi tranquilo para a professora Aparecida Ramos, que também é uma educadora no projeto Jovem Condutor realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). “Além de ser fácil de usar, é mais uma ferramenta educacional para os novos motoristas. Acredito que ele só vem para somar e ajudar a ‘quebrar’ o medo de quem nunca dirigiu ou tem alguma dificuldade. É perfeito para simular as situações da rua e dará confiança mais rápido para quem está aprendendo”, comentou.

Aparecida Ramos faz parte do grupo dos 12 profissionais treinados para atuar em Campo Grande. A expectativa é de que o uso do equipamento seja liberado no mês de outubro. Veja galeria de fotos abaixo.

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.