Em MS, mais de 8 mil alunos já fizeram aulas no simulador de direção

Publicado em 08/06/2016 09h06

Alunos da Capital que passam pelo processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação já estão utilizando a nova sala de aula e novas máquinas de simulador de direção veicular. Dez novas unidades foram instaladas para atender a demanda em Campo Grande e os instrutores foram capacitados. O prédio novo é anexo ao do Sindicato e tem acesso por dentro do principal.

O aumento do número de máquinas já era previsto pelo Sindicato desde o ano passado e não houve problema com entrega pela empresa fornecedora ProSimulador. Elas foram entregues e instaladas assim que o prédio foi liberado após uma reforma necessária para acomodar o equipamento e os alunos. Agora, Campo Grande possui 19 unidades atendendo.

As aulas são agendadas pelos CFCs por meio de um sistema online. Com mais máquinas o tempo de espera para a aula prática no simulador ficou bem mais curto e agilizou a agenda.

No Estado

Últimos dados levantados pelo sindicato mostram que: todos os municípios de MS que possuem um Centro de Formação de Condutores possuem pelo menos uma máquina em funcionamento. São 101 máquinas em todo o Estado.

Desde que começou a ser utilizado, 8.297 alunos fizeram aulas no simulador, já passam de 36.338 quantidade de aulas realizadas. Em Campo Grande está o maior número, 3.880 matrículas. Já no Centro Prático de Direção Veicular em Três Lagoas, onde há 03 máquinas compartilhadas, são 506 matrículas.

Lembrando que esses dados são referentes as aulas dos CFCS que optaram em compartilhar o simulador em convênio com o SINDCFC-MS (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de MS).

O Simulador de Direção Veicular é exigido por Lei desde o início do ano (Resolução nº 543/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran),). Mato Grosso do Sul é um dos Estados brasileiros mais estruturados e segue todas as regras exigidas, não faltam máquinas e desde que a Lei entrou em vigor o uso do simulador está sendo feito.

O modelo de gestão sugerido pelo Presidente da categoria de MS, Wagner Prado, foi compartilhar as máquinas entre os CFCs e, através de um comodato, contratar a empresa que oferecesse o melhor preço. Modelo aceito pelo empresário e associado do Estado que não precisou investir alto valor na aquisição de máquinas, hoje em cerca de R$ 40 mil.

Antes da abertura das aulas no novo prédio, o Presidente do Detran-MS, Gerson Claro, e a Diretora de Educação para o Trânsito, Marlene Rondom, visitaram as instalações e aprovaram o espaço.

As aulas do simulador na Capital são realizadas na sede do Sindcfc-MS, na rua 26 de agosto 83- centro.

Os veículos de imprensa podem agendar entrevista com o Presidente do Sindicato, Wagner Prado, por meio da assessoria no telefone 67 3382-4835.