R. Vinte e Seis de Agosto, 83
Centro - Campo Grande - MS
67 3382-4835

 
 

Aplicativos que podem facilitar a vida do motorista no trânsito

Publicado em 11/02/2016 13h11

O aumento no número de carros no Brasil fez o trânsito se tornar difícil, e até caótico em muitas cidades. Mas seu celular, tablet e computador podem ajudar você a fugir do stress provocado pelas buzinas e filas quilométricas com aplicativos que avisam qual o melhor caminho você deve tomar. Há aplicativos que te ajudam a encontrar um lugar para estacionar, o caminho mais curto, o que tem melhores condições das estradas e até mesmo bloqueiam as ligações enquanto você dirige. Há muitas novidades e facilidades que vão te ajudar na batalha do dia a dia no trânsito e o que é melhor, muitos são gratuitos, é só baixar e usar. Separamos alguns para que você possa testar, confira abaixo os aplicativos mais conhecidos e usados atualmente.

  1. Waze - É famoso por ajudar a criar rotas inteligentes e alternativas para fugir de congestionamentos. Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o aplicativo gratuito funciona como uma comunidade de mapeamento de trânsito. Você e os outros usuários do serviço podem fornecer informações sobre o trânsito, incluindo acidentes, buracos, obras, congestionamentos e mais. O compartilhamento de informações de usuários do mundo todo possibilita que a ferramenta aponte a sugestão de caminho com menos trânsito, e também pode recalcular a rota sempre que for necessário. É o mais conhecido e usado que oferece esse tipo de serviço.

  2. Fale Trânsito - É um aplicativo que permite a você consultar informações de trânsito de ruas e estradas de diversas cidades do país utilizando apenas a sua voz. Você pode falar trechos ou o nome inteiro da rua, que a condição do trânsito será exibida no mapa. Escolha algumas das cidades pré-definidas ou então utilize o GPS para localizar onde você está.

  3. Google Maps - Trata-se do mapa online do Google disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows. Semelhante ao Waze , essa ferramenta auxilia os usuários a encontrar qualquer lugar no mundo, obter instruções de como ir de um lugar para outro e caminhar ao redor das cidades mais importantes como se estivesse lá com o uso do Street View.

  4. Moovit - Disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone, o aplicativo é destinado especialmente para quem utiliza transporte público. Com horários de chegada em tempo real, atualizações das linhas, locais das estações, alertas de serviço e mudanças que possam afetar a sua rota - tudo gerado pela comunidade de usuários da sua região. Contando com as principais cidades do Brasil incluindo: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo entre outras. E mais centenas ao redor do mundo. O aplicativo permite traçar rotas também caminhando. Para isso, basta definir o local de onde você vai sair (que pode ser detectado com o GPS do aparelho) e o lugar aonde quer chegar. O Moovit, então, exibirá uma lista com as opções para você escolher.

  5. MapLink Trânsito – O aplicativo é gratuito e traz informações do trânsito em corredores, vias e estradas de diversas cidades brasileiras, entre elas Salvador, Vitória, Goiânia, Belo Horizonte, Cuiabá, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele tem versões para Android, iOS e Windows 8 (esta, um tanto diferente) e é dividido em quatro abas. O aplicativo também dá informações sobre incidentes em tempo real.

  6. Estacione - Está perdido? Não conhece bem a região? Quer saber as opções de onde parar? O Estacione é para você. É uma aplicação gratuita que mostra diversos endereços de estacionamentos no mapa por meio de geolocalização. Você pode sugerir um endereço enviando dados do estacionamento. Guarda também um histórico de suas buscas.

  7. Onde Parei – Com este app será muito mais fácil localizar a vaga onde você estacionou. Ao parar o carro, basta abrir o aplicativo que ele identificará via GPS o ponto exato onde você se encontra. Com um simples toque na opção “marcar” sua vaga já estará salva. Logo após salvar a vaga o sistema irá perguntar, automaticamente, se você gostaria de configurar o tempo de permanência naquele local e ser lembrado após um determinado período. Se a escolha for “sim”, basta programar o alarme. Você também pode tirar uma foto de algum ponto de referência ou característica especial do local. Assim, além da geolocalização você terá referências adicionais para lembrar detalhes do ponto onde você estacionou seu veículo.

  8. Gazo – É um aplicativo desenvolvido com o objetivo de auxiliar o consumidor a encontrar o melhor preço e posto de combustível na sua região. Com a base de postos de combustíveis do Brasil, o GAZO fornece o preço de cada combustível, a localização do posto e, permite o usuário traçar a rota até o local, utilizando qualquer aplicativo GPS que o usuário possua em seu celular. O aplicativo possibilita também o usuário ranquear um posto de acordo com a qualidade do atendimento e do combustível, se possui loja de conveniência, caixa eletrônico, oficina e banheiros. Com o GAZO, você consegue cadastrar seus postos favoritos e verificar rapidamente o preço do combustível praticado por cada um deles. Desenvolvido para iPhone e Android, o GAZO conta com a ajuda dos usuários para manter o preço dos combustíveis atualizados,

  9. MapaRadar - O aplicativo calcula a velocidade do motorista alertando-o sobre os radares que ele vai encontrar pelo caminho. O aplicativo do MapaRadar utiliza o GPS do seu aparelho para alertar os pontos no seu caminho. Os alertas visuais, sonoros e de vibração ajudam o motorista o evitar surpresas durante a viagem. A ferramenta é disponível por R$ 4,99 para Android e gratuitamente para iOS.

  10. Mãos no volante- O aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades com o objetivo de educar o motorista a não utilizar o celular enquanto estiver ao volante. Ao ser baixado e instalado, a tela traz instruções de como usar e configurar o aplicativo. Para usar, basta acionar a tecla INICIAR. Pode-se escolher em delimitar o tempo de bloqueio das chamadas de acordo com o trajeto do motorista. Qualquer pessoa que ligue de outro celular para o motorista enquanto o mesmo estiver dirigindo, perceberá que a ligação será cancelada e, na sequência, receberá uma mensagem de texto informando que a pessoa está dirigindo naquele momento. A mensagem enviada pode ser personalizada pelo motorista, mas o SMS padrão é: “ESTOU DIRIGINDO NO MOMENTO. LIGO MAIS TARDE. Uma mensagem do DENATRAN”.

Sempre surgem novos aplicativos e a dica é ficar atento às novidades da loja do seu sistema operacional. Não esqueça de mexe no celular com o carro parado/estacionado ou com a ajuda do carona. Atenção máxima ao trânsito e boa viagem. (Fonte: www.exame.abril.com.br/tecnologia ** www.blogs.estadao.com.br/link ** www.tecnologia.uol.com.br/noticias)

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.