Aulas em simuladores ajudam alunos a conhecer os principais comandos dos veículos e tiram "medo" de dirigir

Dyandra em sua quarta aula no simulador de direção.

O Sindicato dos Centros de formação de condutores de Mato Grosso do Sul (Sindcfc-MS), vai inaugurar na próxima sexta-feira dia 22, o Centro de Avaliação Psicológica e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (simuladores d direção), que ficam instalados na sede do Sindicato, na rua 26 de agosto em Campo Grande.

O sindicato já colocou em uso os 10 novos equipamentos que estão a serviço dos novos condutores que estão tirando sua Carteira Nacional de Habilitação e todos aqueles que necessitam das aulas. Os equipamentos estão instalados em salas amplas e bem equipadas já há 2 meses. Os condutores precisam fazer um agendamento das aulas com antecedência através da autoescola e assim concluir suas 5 aulas mínimas exigidas, para que só então passe para a prática em veículo .

Com as novas máquinas o poder de atendimento é maior e a fila do atendimento diminui drasticamente, assim , o aluno pode ter em mãos sua carteira de habilitação o quanto antes.

Já para Lohrayna Jaicy, estudante de 18 anos sua primeira aula hoje no simulador, foi hoje e ela apesar de já ter tido algum contato com a direção de veículos na prática, acredita que o simulador trás mais segurança. Lhorayna está fazendo sua CNH nas categorias A e B, ela acredita que isso é uma segurança para o condutor. " Ter esse primeiro contato com câmbio, pedais, freio, embreagem , minha insegurança vai ser bem menor com certeza, a gente recebe instrução com qualidade , além disso o equipamento possuiu um sistema, onde eu fico com fone, ouvindo todos os detalhes do que tenho que fazer, isso é muito positivo", disse a estudante. No conteúdo pedagógico das aulas, o aluno aprende os conceitos básicos. Na aula diurna, o objetivo é conhecer os aspectos básicos dos veículos, localizar os controles e realizar o arranque pela primeira vez. As habilidades esperadas do aluno são os controles básicos do veículo e ele deverá ajustá-los de acordo com o solicitado. Além disso, deverá exercer o controle sobre os pedais de freio e embreagem para atingir o correto ponto de fricção e arranque sem desligar o motor além de já iniciar o estacionamento. Outro ponto importante é que o aluno conhecerá os fundamentos básicos de funcionamento do motor, o uso dos volantes e aprenderá a realizar arranques em rampa. Dentro do conteúdo ainda estão as manobras avançadas, mudança de marchas, de faixa, deslocamento em marcha ré, estacionamento, como proceder em rotatórias, cruzamentos e ultrapassagens. No conteúdo está inserida ainda aulas chamadas noturnas. Através desse exercício, o aluno terá que conduzir em uma estrada secundária no período noturno, adaptando a velocidade do veículo e as luzes nas diversas situações apresentadas pelo simulador. Durante a condução o aluno deverá evitar 3 ofuscamentos de veículos que vem no outro lado da via, adaptar as luzes 2 vezes conforme as condições a velocidade por via encharcada 1 vez durante o percurso. Para Daliane Gênova, diretora de ensino do Sindcfc-MS, as aulas nos equipamentos de simulador visam trazer mais segurança e confiança para os alunos antes de ministrar aulas práticas nas ruas. " O grande receio do aluno por exemplo, é o carro "morrer", numa subida, sendo que durante as aulas no simulador passam por situações de rampas com vários momentos adversos e com a orientação dos instrutores , por se tratar uma simulação , onde não há riscos de maiores danos , o aluno acaba adquirindo habilidade nos pedais", afirmou a diretora.