Campo Grande sedia encontro da Câmara Temática do Contran

Visita no

Campo Grande sediou, nos dias 13 e 14 de agosto, a Câmara Temática de Formação e Habilitação de Condutores, que é formada por órgãos técnicos vinculados ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo é estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões do Conselho.

Na reunião deste mês foram debatidas algumas sugestões para alteração da Resolução nº 360 do Contran, que dispõe sobre a habilitação do candidato ou condutor estrangeiro para direção de veículos em território nacional. Os técnicos também verificaram as instalações do Detran. A visita foi acompanhada pelo presidente do SindcfcMS, Wagner Prado. Na oportunidade, eles conheceram a pista de exames e treinamentos, setor de monitoramento e vistoria.

Os membros da Câmara Temática visitaram O Detranzinho, Cidade Escola de Trânsito do Detran de MS. A estrutura tem mais de nove mil metros quadrados, e tudo do tamanho das crianças. Tem banco, hospital, lojas, praças, lanchonete, ruas sinalizadas por onde circulam mini carros, mini motos, bicicletas e pedestres, que são as crianças das escolas que vêm visitar o Detranzinho.

O Detranzinho já atendeu a mais de 33 mil crianças de 495 escolas. estaduais, municipais e particulares. Os professores do projeto são pedagogos e os estagiários, que já sabem se comportar no trânsito e agora ensinam os meninos e meninas mais novos. As crianças andam nos “buguinhos”, nas motinhas e nas bicicletas, e a pelas calçadas, aprendendo as regras de trânsito.

O coordenador da Câmara Temática de Formação e Habilitação de Condutores, Jairo Mota Castro afirmou que as instalações do Detran surpreenderam. “Hoje nós tivemos a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura para a formação de condutores e a tecnologia que vem sendo aplicada para não haver fraudes na emissão de CNHs”, conclui.

Jairo explica que a reunião da Câmara é um órgão de assessoramento do Contran, e que quando existe uma demanda na área de Habilitação, antes da regulamentação, eles analisam, estudam e debatem os assuntos. “Todos os estados participam do grupo, temos vários segmentos representados como sindicatos, órgãos, categorias e a sociedade civil. Escolhemos o Detran de Mato Grosso do Sul por ser um órgão de referência para todo o País”, conclui.