CFCs terão uso compartilhado da motocicleta 50 cilindradas

Publicado em 01/06/2016 11h08
Em MS, a cinquentinha poderá ser compartilhada entre os Centros de Formação de Condutores Em MS, a cinquentinha poderá ser compartilhada entre os Centros de Formação de Condutores

O prazo para que as autoescolas se estruturem com a aquisição do ciclomotor – ACC (cinquentinha) terminou em maio deste ano. Diante de tantas resoluções e da dificuldade do empresário do setor em cumprir mais essa exigência, o SINDCFC-MS solicitou ao Detran–MS autorização para o uso compartilhado dos Centros de Formação de Condutores do modelo automotor de duas rodas de até 50cc, e obteve resposta positiva.

A iniciativa partiu do sindicato em socorro aos seus associados que tinham a preocupação em se manterem regularizados e cumprirem a nova norma. Os usuários podem escolher entre a habilitação da categoria ACC (específica para os ciclomotores) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A, a de motos que é também válida para as "cinquentinhas". Sendo assim, as regras ficaram praticamente iguais e os empresários acreditam que a procura pela habilitação dos ciclomotores será muito baixa, o que não justificaria um investimento na compra da motocicleta 50cc. Todos esses fatores motivaram o presidente do Sindcfc-MS, Wagner Prado, a fazer o pedido do compartilhamento.

Segundo o presidente, a intenção é ajudar o empresário. ‘’O primeiro passo já foi dado e o uso compartilhado dos ciclomotores 50 cc já foi autorizado pelo Detran. Agora, o sindicato vai adquirir a motocicleta, criar as regras e um cronograma de uso, tudo conforme a demanda do Estado. Quem quiser comprar pode fazer normalmente", comentou.

Dessa forma, todos os CFCs vão cumprir o objetivo e a nova norma sem precisar fazer o investimento.

Abaixo estão as resoluções sobre o assunto.