Como adquirir o cartão de estacionamento das vagas especiais para idosos e deficientes

Publicado em 22/04/2016 08h49
Foto internet Foto internet

As vagas de estacionamento especiais são destinadas exclusivamente aos veículos que transportam pessoas idosas, com deficiência ou com dificuldades de locomoção. Segundo o site da AGETRAN-Agência Municipal de Transporte e Trânsito, atualmente, em Campo Grande, existem cerca de 182 vagas especiais, sendo 57 para deficientes e 125 para idosos, sem mencionar as vagas dentro de shoppings, supermercados e demais estabelecimentos comerciais.

Passo a passo Para obter o cartão da vaga especial o interessado deve acessar o site da Agetran (www.agetran.ms.gov.br) e fazer seu pré-cadastro. Os interessados poderão adquirir o cartão após formalizarem a solicitação pessoalmente nos locais conveniados, para poder ser feita a impressão em papel específico, contendo item de segurança que garante a autenticidade da credencial.

Para ser efetivada a impressão do cartão, o interessado deve levar à Agetran, Detran, ou CAC, os seguintes documentos originais junto com as respectivas cópias: identidade e CPF ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência em nome do beneficiado ou declaração de residência, laudo médico ou documento equivalente (deficiente). Como em muitos casos o interessado tem dificuldades de locomoção, os parentes de até terceiro grau podem trazer os documentos e fazer o cartão do idoso ou deficiente. Mas, nas demais situações, é necessário que a pessoa que vai fazer a credencial tenha uma procuração lhe garantindo o direito.

É válido destacar, que a credencial não isenta de pagar a tarifa de estacionamento privado, além disso, o idoso não tem o direito de estacionar na vaga do deficiente e vice-versa.

Atenção A credencial garante o direito a estacionar nas vagas exclusivas, já que o condutor que não apresentar em seu veículo o cartão de vagas para idoso ou deficiente ao estacionar em uma vaga especial estará sujeito à remoção do veículo, multa e perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). (Com informações do site AGETRAN)