Detran-MS publica portaria que dará início ao processo de aprendizagem nos simuladores

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 12 de novembro, na página 8, a Portaria do Detran-MS n° 028/2015 que trata do início do processo de aprendizagem nos Simuladores de Direção Veicular no Estado. Segundo a publicação, a Portaria entra em vigor no dia 01 de dezembro de 2015, e seus efeitos aplicam-se aos processos iniciados a partir desta data. Deve ser ressaltado que o cadastro do aluno no RENACH antes do dia 01/12/2015 não é suficiente para desobrigar o usuário no cumprimento desta obrigação, uma vez que o texto da Portaria é claro ao exigir o PROTOCOLO do processo.

Para ler a PORTARIA completa clique neste link: https://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO9043_12_11_2015.pdf

A Portaria estava sendo aguardada pelos Centros de Formação de Condutores de MS-CFCs, que já estavam se preparando para esta nova fase com a aquisição e instalação das máquinas e o treinamento dos instrutores. Mato Grosso do Sul é mais um Estado brasileiro que se adiantou à data prevista pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que é de até 31 de dezembro para adequação.

No Brasil

A resolução que obrigava o CFC a ter um simulador de direção para o aluno tirar a carteira de motorista voltou e vai ser obrigatório a partir de 31 de dezembro. É a terceira decisão do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN sobre o assunto. Em 2012, o Contran decidiu pela obrigatoriedade. No ano passado, suspendeu a decisão. E, agora, o simulador voltou e será obrigatório em 2016.

O aluno vai precisar fazer 25 horas-aula prática: 20 no carro, quatro à noite, e cinco horas no simulador, uma delas no modo noturno. Em meio à polêmica sobre a implantação dos simuladores e a eventual possibilidade da resolução n° 543/2015 -publicada no Diário Oficial da União em julho- ser revogada, empresários e sindicatos do país decidiram seguir a determinação e implantar o equipamento dentro do último prazo estipulado.

O Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas foram os primeiros Estados a exigirem as aulas nos simuladores, antes mesmo da determinação do mês de julho deste ano. No Rio Grande do Sul, desde o início de 2014, mais de 1,3 milhão de aulas foram aplicadas no equipamento.

Segundo o site do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, cinco empresas são certificadas e homologadas para a fabricação e fornecimento de Simuladores de Direção Veicular: 1. Pró Simulador; 2. Real Drive; 3. Real Simuladores ; 4. Indra Esteio Sistemas; 5. Luzeiro Rota Simuladores. As empresas certificadas já estão fazendo a implantação em vários Estados. A ProSimulador está colocando o equipamento no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais. A Rota Simuladores está trabalhando, num primeiro momento, em 5 Estados.

Em Mato Grosso do Sul

Em MS o sistema de uso escolhido pela maioria dos empresários foi a de compartilhar o equipamento. Segundo o Presidente do Sindicato dos CFCs de MS - SINDCFC, Wagner Prado, o sindicato assumiu a implantação do simulador nas 11 regionais junto aos empresários que concordaram em se unir.

“Depois de muito debater com o associado resolvemos seguir a Resolução e achar um solução pensando no coletivo. Hoje, qualquer CFC pode adquirir a máquina direto com uma das empresas, mas é um investimento alto para a maioria dos empresários desta categoria. Então, o que o Sindicato se propôs a fazer foi alugar as máquinas - em comodato- e usar em modo compartilhado entre os CFCs, dando o suporte e as condições para que todos tenham acesso ao simulador e usem em igualdade”, comentou.

A adesão nessa parceria, entre Sindicato e Centro de Formação de Condutores- CFC, foi opcional, ou seja, alguns empresários optaram em arcar com os custos sozinhos. A empresa que fechou contrato com o SindCFC-MS é a ProSimulador, que passou pelo procedimento licitatório no qual a empresa foi vencedora com o menor preço oferecido por aula.

Simulador de Direção Veicular nas Regionais em MS

Em Campo Grande, 12 simuladores já estão instalados para atender todos os CFCs que vão trabalhar no sistema de agendamento online dos seus alunos, para os três períodos de funcionamento: manhã, tarde e noite. Eles estão na Sede do Sindicato na Rua 26 de agosto. Todos os instrutores que vão monitorar os alunos nas máquinas já foram treinados.

No interior, alguns CFCs se uniram e vão compartilhar uma máquina dentro da sua regional. O Sindicato trabalha com o sistema de regionais, no total são 11, para organizar o atendimento e processos de todos os 220 CFCs do Estado.

Desse modo, a Regional Corumbá (que engloba Corumbá e Ladário) que possui 6 Centros de Formação de Condutores-CFCs vai dividir a máquina que ficará instalada num local separado.

Já a Regional de Coxim possui 8 municípios com CFC: no município de Coxim há uma máquina instalada na Pista de Treinamento e Exames Práticos do Detran, recentemente inaugurada, para ser compartilhada entre os 3 CFCs da cidade; Os demais 7 municípios terão 1 máquina em cada por causa da distância e deslocamento dos alunos, o que seria inviável até Coxim.

Na regional de Três Lagoas, 4 municípios terão o simulador: Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas, este último com duas máquinas que estão no Centro Teórico para serem compartilhadas entre os CFCs.

Um mapa das regionais com cada CFCs e endereço de onde o Simulador de Direção Veicular estará operando será publicado em breve.