"Drogômetro" é exibido em Conferência do Conselho Internacional sobre Drogas, Álcool e Segurança no Trânsito

Em Porto Alegre (RS) foi testado pela primeira vez na blitz "Balada Segura", o "drogômetro", aparelho que identifica se o condutor utilizou drogas durante a direção.

O equipamento funciona da seguinte forma, uma gota de saliva já é possível o agente de trânsito detectar se a pessoa consumiu alguma droga. O teste fica pronto em cinco minutos, rapidamente o display da máquina já mostra os resultados e imprimi um boleto de comprovação.

Os resultados obtidos foram apresentados na 21º Conferência do Conselho Internacional, no dia 18 de outubro, pelo grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre sobre Drogas, Álcool e Segurança no Trânsito, responsável pelo estudo.

Durante a pesquisa foi realizada uma blitz na cidade de Porto Alegre, sendo abordados 174 motoristas, onde foram detectados consumo de substância psicoativa em 26 deles. Nenhum condutor foi punido já que estavam realizando teste toxicológico para comprovar sua eficácia. , o equipamento ainda está em fase de teste no Brasil.

Foto: Júlio Cordeiro

Crime de trânsito

Previsto pelo artigo 306, do Código Brasileiro de Trânsito, a pessoa que conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência, pode pegar pena de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

A verificação será obtida através de teste de alcoolemia ou toxicológico, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos observados o direito à contraprova.

21ª Conferência do Conselho Internacional sobre Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito

O evento acontece em Gramado (RS), entre os dias 16 e 19 de outubro, no Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado e reuni diversos países e pesquisadores do tema, com a finalidade de debater maneiras e meios eficazes para a redução dos números alarmantes de acidentes de trânsito.

Publicado em 21/10/2016 08h48

** Edite e insira a matéria aqui **