Está pensando em obter a sua carteira de motorista? Então, veja o passo a passo para a primeira habilitação

Publicado em 29/06/2016 14h14

Neste momento há muitas pessoas se programando para obter a Carteira Nacional de Habilitação-CNH e buscando informações sobre todo o processo legal que é longo e muito exigente. Se você é uma dessas pessoas e possui dúvidas, esse artigo vai te ajudar a entender todo o processo pelo qual vai passar.

Para conquistar a CNH é preciso ter muita dedicação, responsabilidade e estudar muito para ficar por dentro da legislação brasileira de trânsito. Por alguns dias você terá como livro de cabeceira o Manual de Preparação do Exame Teórico com todas as informações necessárias que vão prepará-lo para conduzir um veículo, além disse terá a constante orientação de um instrutor que será o seu guia e mestre.

Abaixo, buscamos construir um passo a passo para te ajudar a entender o caminho da habilitação, fique por dentro e boa sorte!

PASSO A PASSO PRIMEIRA HABILITAÇÃO (PERMISSÃO)

É uma autorização para conduzir veículos pelo período de um ano, concedidos aos candidatos, após a realização e aprovação nos exames preliminares exigidos. Após este período, a CNH será expedida se o condutor não houver cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, ou não seja reincidente em infração de natureza média.

Categorias iniciais

São consideradas categorias iniciais: "A" "B" "AB" "ACC".

Requisitos necessários para você se candidatar à primeira habilitação:

• Ser penalmente imputável (ter 18 anos completos); • Saber ler e escrever; • Possuir documento de identidade; • Possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física) Documentos necessários: • Documento de identidade (original e cópia); • CPF (cópia); • Comprovante de residência. Água, luz, telefone, caso não tenha em seu nome pode ser em nome do pai/mãe; • Se candidato estrangeiro, não habilitado em seu país de origem, deverá apresentar documento de Permanência Definitiva no Brasil cedido pela Polícia Federal.

Procedimentos necessários

Escolha o Centro de Formação de Condutores de sua preferência e faça a matrícula. Feita a escolha, os procedimentos necessários para a obtenção de sua primeira habilitação já podem ser iniciados na ordem:

• Avaliação Psicológica; • Exames de Aptidão Física e Mental; • Curso Teórico-Técnico; com 45 horas aulas • Exame Teórico-Técnico; • Aulas práticas no Simulador de Direção Veicular. Obrigatório pelo Contran. • Curso de Prática de Direção Veicular; • Exame de Prática de Direção Veicular.

Curso Teórico-Técnico

O curso Teórico-Técnico tem duração de 45 horas/aula e compreende diferentes assuntos:

• Legislação de Trânsito; • Infrações e penalidades; • Sinalização de Trânsito; • Normas de conduta e circulação; • Direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas; • Noções de primeiros socorros; • Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito; • Noções sobre o funcionamento do veículo (mecânica) de duas e quatro rodas.

Exame Teórico-Técnico

O Exame Teórico-Técnico tem 30 questões. Você será aprovado, caso acerte o mínimo de 70%, ou seja, 21 questões.

Faltas

• Nos cursos - havendo a necessidade de ausentar-se de algumas aulas do curso, é obrigatória a reposição das mesmas. Para tanto, você deverá procurar o CFC (Centro de Formação de Condutores) em que estiver matriculado e marcar a reposição. • No exame - o não comparecimento em algum dos exames não implica reprovação. Ele poderá ser realizado em outra ocasião. Neste caso, você deverá procurar o CFC (Centro de Formação de Condutores) em que estiver matriculado e realizar os procedimentos necessários para o agendamento de uma nova data para o exame. Sendo necessário o recolhimento de uma nova guia.

Reprovação nos exames

Se for reprovado nos exames escrito ou prático, você poderá se submeter novamente a esses exames 15 dias após a divulgação do resultado. Para isto, você deve procurar o CFC (Centro de Formação de Condutores) em que estiver matriculado e realizar os procedimentos necessários para repetir os exames.

Curso de Prática de Direção Veicular

A carga horária total do Curso de Prática de Direção Veicular para a primeira habilitação é de 25 horas/aula, sendo que 5 dessas aulas serão realizadas no Simulador de Direção Veicular.

Exame de Prática de Direção Veicular

Após a realização do Curso de Prática de Direção Veicular, o CFC (Centro de Formação de Condutores) realizará o agendamento do seu exame Exame de Prática de Direção Veicular.

Recebimento da Permissão para Dirigir

Após a aprovação em todas as fases do processo de primeira habilitação, você receberá a sua permissão por meio do CFC responsável, ou seja, naquele em que foi matriculado.

Carteira Nacional de Habilitação - Definitiva

Ao término da validade de sua Permissão para Dirigir, você poderá requerer a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) definitiva, desde que não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nem seja reincidente em infração média.

Para requerer a CNH definitiva, você deve comparecer pessoalmente ao Órgão Executivo de Trânsito de seu Estado ou do Distrito Federal, ou a um CFC, apresentando os seguintes documentos, e onde será montado um processo com o recolhimento de uma taxa:

• Carteira de Identidade ou outro documento de identificação reconhecido pela Legislação Federal; • Permissão para Dirigir: • CPF.

IMPORTANTE: caso você esteja impedido de obter a Carteira de Nacional de Habilitação – Definitiva, será necessário reiniciar todo o processo de aquisição de habilitação.