Novos simuladores são entregues em CFCs de Mato Grosso do Sul

Entrega do simulador de direção veicular no município de Miranda. Entrega do simulador de direção veicular no município de Miranda.

Na semana passada, mais unidades do simulador de direção veicular foram entregues em Mato Grosso do Sul, cerca de 20 novos equipamentos, fechando mais um ciclo dessa etapa de implantação.

Os CFCs que receberam foram das seguintes cidades: Paranaíba, Cassilândia, Costa Rica, Pedro Gomes, Angélica, Ivinhema, Deodápolis, Rio Brilhante, Maracaju, Itaporã, Caracol, Eldorado, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Bandeirantes, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho.

A implantação do simulador segue as normas e prazos exigidos na resolução Nº 543, de 15 de julho de 2015 do CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN , que altera a Resolução nº168, de 14 de dezembro de 2004, com a redação dada pela Resolução CONTRAN nº 493, de 05 de junho de 2014, que trata das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos. (veja publicação no link http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao5432015.pdf)

Vinte e uma unidades foram entregues anteriormente. Outros municípios deverão receber o simulador conforme o agendamento da empresa ProSimulador, vencedora do processo licitatório realizado pelo SindCFC-MS com o menor preço oferecido por aula, lembrando que a opção de utilização dos serviços desta empresa é facultativo, devendo cada associado analisar sua adesão ou não.

“O prazo dado pela resolução n° 543 é de até 31 de dezembro, e o Sindicato optou em começar os tramites da implantação do simulador com tempo para que a categoria não tenha nenhum prejuízo, lembrando que já estamos no fim do mês de outubro, faltado dois meses para o término deste ano”, ressaltou Wagner Prado, presidente do SindCFC-MS.

Segundo o site do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, cinco empresas são certificadas e homologadas para a fabricação e fornecimento de Simuladores de Direção Veicular são: 1. Pró Simulador; 2. Real Drive; 3. Real Simuladores; 4. Indra Esteio Sistemas; 5. Luzeiro Rota Simuladores. (Veja publicação no link http://www.denatran.gov.br/simulador200314.htm)

As empresas certificadas estão fazendo a implantação dos simuladores em vários CFCs do Brasil, só a ProSimulador está trabalhando no Paraná, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais. A Rota Simuladores está, num primeiro momento, em 5 Estados. O Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas exigem as aulas nos simuladores antes mesmo da determinação do mês de julho. No Rio Grande do Sul, desde o início de 2014, mais de 1,3 milhão de aulas foram aplicadas no equipamento.