Polícia Rodoviária Federal e ONSV lançam campanha nacional sobre risco de celular no trânsito

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), lançaram no último sábado, 23 de julho, no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro, a #DesConecta Trânsito ON, Celular OFF, uma campanha de orientação sobre os riscos do uso do celular no trânsito por condutores de veículos, e até mesmo para pedestres enquanto caminham.

Criada pelo Observatório em parceria com a PRF, a campanha, que tem o apoio da Seguradora Líder-DPVAT, lembra em peças como adesivos, outdoors e banners, o perigo da combinação celular/direção. Vídeo tratando do tema também foi produzido. Os materiais serão veiculados nas mídias eletrônicas do OBSERVATÓRIO e divulgados pela PRF em todas as bases nos 71 quilômetros de rodovias federais e em vários meios de comunicação.

A crescente popularização do celular no Brasil tem feito com que os riscos de sua utilização ao volante aumentem, embora a prática seja considerada infração de natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário. Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, no mínimo, o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

A pesquisa constatou também, além disso, que 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declaram já terem lido SMS ao volante e 71% afirmaram já terem escrito mensagens enquanto dirigiam.

Para o inspetor da PRF em MS, Tércio Baggio, grande parte dos motoristas ainda não se conscientizou do perigo do uso do celular ao volante. " Os motoristas que insistem nesse hábito acabam colocando suas vidas e de outras pessoas em situação de risco, semelhante a uma pessoa embriagada dirigindo", afirmou. Para alertar sobre os riscos do uso do celular ao volante, a identidade visual na campanha é inspirada no aplicativo mais utilizado: o Whats App. O objeto gráfico do balão de comunicação com o Smartphone centralizado é sinalizado como não recomendado, ou proibido, pela faixa diagonal, assim como nas placas de trânsito.

A paleta de cores também é inspirada nas placas de trânsito: o vermelho alerta sobre o perigo do uso do Smartphone no trânsito, enquanto o preto e o branco complementam a paleta. A fonte utilizada no logo e nas peças produzidas é a Arial Black, fonte comum e de fácil leitura, utilizada em diversos meios digitais, como o próprio Whats App.

** Edite e insira a matéria aqui **