R. Vinte e Seis de Agosto, 83
Centro - Campo Grande - MS
67 3382-4835

 
 

Projeto do sistema binário muda o trânsito de Chapadão do Sul

Publicado em 20/06/2016 08h20

O trânsito de Chapadão do Sul, município localizado a Nordeste do Estado de Mato Grosso do Sul, está passando pela maior transformação da sua história, com a implantação do Sistema Único das ruas, melhorias nos viadutos, entre outras intervenções. A implantação de mudança da sinalização das vias urbanas do município sugere melhores condições de tráfego com o sentido ÚNICO de circulação dos veículos e condutores de modo geral, tendo como justificativa o grande número de veículos no perímetro urbano. O projeto foi coordenado pelo Departamento Municipal de Trânsito e seu então diretor José Vicente de Freitas, também vice-presidente do Sindcfc-MS.

De acordo com o projeto, foi diante do alto número de ocorrências de trânsito devido ao mau comportamento dos condutores de veículos automotores que surgiu a necessidade de mudança. A reordenação do trânsito local foi baseada em estudo técnico sobre movimentação de veículos, ciclistas e pedestres nas vias públicas da cidade e na constatação de que algumas ruas não comportam o estacionamento de veículos ou a circulação em duplo sentido. O objetivo também foi desafogar o trânsito nas vias de grande circulação e garantir a segurança dos pedestres e motoristas evitando possíveis acidentes.

Segundo José Vicente, tudo foi possível graças ao apoio das autoridades, incluindo vereadores e o prefeito de Chapadão do Sul, Luiz Felipe Barreto de Magalhães. "Além disso, o Detran-MS teve um papel importantíssimo por meio de convênio para ajudar a viabilizar as obras. Agradeço o apoio da equipe do DEMUTRAN, ao Adão Marino Marchi pelo trabalho voluntário, e demais envolvidos", comentou.

Ele também disse que campanhas foram feitas para orientar a população sobre todas as mudanças. "Fizemos blitz, panfletagem, reuniões, entrevistas na rádio e jornais, saímos para as ruas, tudo para informar a população das alterações. Tivemos o apoio das autoridades de trânsito e a ajuda da comunidade. Será uma mudança para melhorar o trânsito local, não tenho dúvidas", finalizou.

Recentemente, o Departamento Municipal de Trânsito divulgou um amplo relatório de execução do Projeto. Leia mais no site da prefeitura no endereço http://www.chapadaodosul.ms.gov.br

Ciclovia- O projeto também inclui ciclovia nas avenidas. Já foi realizado um mapeamento com fotos de toda a extensão e o projeto piloto foi encaminhado para a Senadora Simone Tebet, com cópia para o Ministério das Cidades.

Estatísticas – Também de acordo com o relatório final, foi realizado um levantamento estatístico sobre o número de acidentes de trânsito antes e depois das mudanças onde foi constatado que, em alguns pontos, houve redução média de 73% nos acidentes. Nos órgãos públicos de saúde haveria redução no atendimento com vítima de acidente de trânsito, em média, de 63%. Já por parte dos atendimentos do corpo de bombeiros haveria redução em média de 76%. Ressaltando que a fiscalização e acompanhamento da Policia Militar foi fundamental em todo sistema.

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.