Simulador de direção veicular está em exposição da PM no shopping Bosque dos Ipês

Os visitantes podem interagir e ver de perto como funciona o simulador Os visitantes podem interagir e ver de perto como funciona o simulador

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (Sindcfc/MS) também está participando do evento em comemoração ao aniversário de 180 anos da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. O Batalhão da Polícia Militar de Trânsito, que firmou essa parceria com o Sindicato, participa do evento expondo materiais e equipamentos utilizados na fiscalização diária e levará também um simulador de direção, no qual os visitantes podem interagir.

O evento está acontecendo entres os dias 2 e 5 de setembro, das 10h00 às 22h00, no Shopping Bosque dos Ipês, localizado no final da avenida Cônsul Assaf Trad, na Capital, nas proximidades do trevo da saída para Coxim.

Quem estiver passeando pelo shopping pode ver de perto como funciona o equipamento e sua tecnologia. É uma oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o uso do simulador.

Obrigatoriedade - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em julho deste ano a resolução n° 543 que altera as Resoluções 168/04 e 493/14, que tratam das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos.

Até então, somente os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas exigem as aulas nos simuladores.

O que muda - Os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação ou aqueles motoristas que irão mudar de categoria, serão obrigados a fazer, no mínimo, cinco horas/aula de simulação. As aulas deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas. Inicialmente a determinação vale para os que vão dirigir carros de passeios, na categoria B.

Segundo o presidente do Sindcfc/MS, Wagner Prado, a maior preocupação é com a segurança no trânsito. "Depois dos bons resultados em outros Estados é a vez de MS avançar e aplicar a medida. Já estamos fazendo a capacitação de instrutores para a capital e dos municípios que possuem um Centro de Formação de Condutores. Agora, a população em geral poderá ver o equipamento na exposição, é uma excelente oportunidade”.

Capacitação em Campo Grande - Durante essa semana profissionais instrutores de todo o Estado estão sendo capacitados com palestra e treinamento prático nos simuladores que estão dentro do Sindicato. Hoje, o sindicato tem disponível sete simuladores.

Profissionais de todo o Estado se cadastraram para participar do treinamento que já está acontecendo desde o dia 1, e segue até 4 de setembro. Só nos dois primeiros dias mais 100 foram recepcionados e treinados na sede do sindicato em Campo Grande.

Serviço – Simulador de direção veicular está em exposição entres os dias 2 e 5 de setembro, das 10h00 às 22h00, no Shopping Bosque dos Ipês.