Simuladores são entregues no interior do Estado

Simulador chegando na autoescola Atual em Rio Negro Simulador chegando na autoescola Atual em Rio Negro

Na semana passada, mais 12 unidades do simulador veicular foram entregues em autoescolas de Mato Grosso do Sul. Cinco ficaram em Campo Grande, na sede do Sindicato, 2 unidades em Três Lagoas e, São Gabriel do Oeste, Rio Negro, Brasilândia, Fátima do Sul e Selvíria, com uma unidade cada.

A capital terá o maior número de simuladores, 12, para poder atender a demanda que hoje é de 48 autoescolas. Em alguns municípios haverá apenas um simulador, por hora apenas Três Lagoas, Dourados e Aquidauana receberão mais de um.

Depois da entrega, os simuladores serão montados por profissionais técnicos e capacitados. A administração do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (Sindcfc/MS) alerta sobre a falta de simuladores a pronta entrega no mercado, e a necessidade de prazo maior entre a encomenda e recebimento.

Obrigatoriedade - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em julho deste ano a resolução n° 543 que altera as Resoluções 168/04 e 493/14, que tratam das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos.

Até então, somente os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas exigem as aulas nos simuladores.

O que muda - Os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação ou aqueles motoristas que irão mudar de categoria, serão obrigados a fazer, no mínimo, cinco horas/aula de simulação. As aulas deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas. Inicialmente a determinação vale para os que vão dirigir carros de passeios, na categoria B.