Simulador e Semana de Trânsito foram destaques em reunião do GGIT

O Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), realizou no dia 19 de agosto, reunião na sede do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SindcfcMS). Na pauta foram debatidas as ações da Semana Nacional do Trânsito e os integrantes também tiveram a oportunidade de realizar uma experiência no simulador de direção, que será usado nas aulas de direção veicular.

Na abertura, o presidente do Sindicato, Wagner Prado, destacou a estrutura e funcionamento do Sindicato, parceiro do Detran em diversas ações para melhoria da classe. “Estamos muito felizes em receber a reunião do GGIT em nossa casa. Contem conosco nessa caminhada em busca de um trânsito mais humano e seguro”.

Wagner Prado, acompanhado do diretor-financeiro Luiz Carlos Ferreira dos Santos e da diretora de Ensino, Daliane Genova Alves, apresentou como funciona o manuseio do simulador, quais as situações que a máquina proporciona, como aquaplanagem, dirigir com chuva e à noite, ou estado de embriagues.
A diretora do Sest Senat Campo Grande, Andreia Castanheira, participou da demonstração de dirigir alcoolizado. “A sensação é de insegurança, instabilidade e falta de visibilidade. Essa experiência é fundamental para o aluno que está começando, pois influenciará em seu comportamento futuro, impedindo assim de se envolver nesse tipo de situação”.

A diretora da Agetran, Beth Félix também realizou uma aula no simulador e frisou que a tecnologia veio aprimorar o processo de obtenção da CNH. "A máquina trata a realidade do trânsito, com noções reais do controle do veículo. O simulador vai ajudar muito o aluno iniciante no processo de Habilitação”, destacou.

Na reunião, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Trânsito de Campo Grande, Paulo de Mattos, apresentou como será o Dia Mundial Sem Carro: com o tema “Na cidade sem meu carro”, os participantes se concentrarão, por volta das 15h, na Praça Aquidauana. “A partir das 16h, faremos um percurso pela região central da cidade, com o apoio de diversas instituições, como a Banda da Guarda Civil Municipal, bombeiros, instrutores do SindcfcMS, skatistas, cavalaria e ciclistas da Polícia Militar e outros”, contou Mattos. Divididos em alas, os participantes se concentrarão depois na Praça Ary Coelho, onde ocorrerá show e sorteio de brindes.

Em relação à Semana Nacional de Trânsito, os organizadores definiram que a solenidade de abertura ocorrerá a partir das 15h, do dia 18 de setembro, na Governadoria, local em que será apresentado o cronograma de ações do GGIT à mídia. No mesmo dia, às 19h, esta prevista uma palestra com o filósofo Mário Sérgio Cortella.

Também serão elaboradas várias ações envolvendo motociclistas, ciclistas e pedestres, além de abordagens educativas, blitiz e exposição no shopping. As atividades têm como tema “Seja Você A Mudança No Trânsito” e visa reduzir os índices de acidentes. “Todos os integrantes do GGIT devem participar, contribuir com ideias e trazer novos parceiros. Nossa meta é atingir cada vez mais pessoas com essas iniciativas, porque as campanhas preventivas contribuem com a mudança de comportamento e resulta nas quedas das estatísticas de acidentes”, destacou a diretora presidente da Agetran, Beth Felix.