SindcfcMS é parceiro da Caravana da Saúde

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul (SindcfcMS) é parceira da Caravana da Saúde. Coxim foi a primeira cidade a receber o projeto, no dia 29 de março. Foram 14 veículos entre carretas e ônibus, além de 170 profissionais distribuídos em ações no Hospital Regional do município e na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura. No total de atendimentos a Caravana registrou 2.333 pessoas nos diversos serviços oferecidos, sendo realizados 10,5 mil procedimentos entre eles cerca de 900 cirurgias gerais e oftalmológicas.

No evento, o SindcfcMS, parceiro do evento, apresentou aos cidadãos o simulador de direção, que será usado nas aulas práticas de direção veicular para o processo de CNH. “O Brasil gasta bilhões por ano em decorrência de acidentes de trânsito. Por meio do simulador, o aluno poderá presenciar várias situações de chuva, neblina, por exemplo. A proposta do simulador é o aperfeiçoamento do aluno, e que ele saia mais capacitado para o dia a dia no trânsito”, comenta o presidente do Sindicato, Wagner Prado. A solenidade de abertura contou com autoridades estaduais e municipais, com governador Reinaldo Azambuja, o prefeito de Coxim, Aluízio São José e o diretor-presidente do DetranMS, Gerson Claro, que visitou o espaço do Sindicato e testou o simulador de direção.

O projeto do governo tem como objetivo atender as principais demandas acumuladas e reestruturar os serviços de saúde das 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul (Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas), atingindo os 79 municípios do estado.

De acordo com o governador, Reinaldo Azambuja, a regionalização da saúde é o foco principal da proposta e será prioridade em sua gestão. “Cada edição da Caravana ficará o tempo necessário para que a demanda de cada região seja diminuída. A exemplo de Coxim, primeiro local de visita, a Caravana não se limitará apenas à realização de cirurgias eletivas, mas também reestruturaremos os seus serviços através de novos equipamentos, como o tomógrafo e o mamógrafo que ficarão na cidade após a chegada da Caravana para atendimento permanente”, acrescentou Azambuja.

Nos procedimentos estão consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, além de exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas. Na área de infraestrutura estão previstas reformas, ampliações e adequações da rede físicas, além da entrega de equipamentos. O próximo destino da Caravana da Saúde é a cidade de Ponta Porã. O evento contou ainda com a presença do diretor-financeiro do SindcfcMS, Luiz Carlos Ferreira dos Santos e da conselheira Luciana Antônio Frei.