Começa a valer no próximo mês lei que aumenta multa para quem dirigir utilizando o celular

Começa a valer no próximo mês lei que aumenta multa para quem for pego dirigindo e utilizando celular. Os celulares são parte da rotina do dia a dia, com o uso do whatssap, a verificação de mensagens tem intensificado isso pode distrair o motorista quando está ao volante e aumenta 400% a possibilidade de acontecer um acidente.

Medidas mais drásticas foram tomadas pelo Governo e devem começar a vigorar agora no mês de novembro, o reajuste nas multas de trânsito. A alteração faz parte da lei 13.281, sancionada ainda por Dilma, no mês de maio.

Pela nova regra dirigir estar segurando ou manuseando telefone celular na direção passa de pena grave a gravíssima. O valor da multa 191,54 para 293,47, o que representa um aumento de 52%. Outras atitudes também ficaram mais caras ao condutor que infringir as regras, e o caso da recusa de submeter-se a teste exame clínico para detecção de utilização de substancia alcoólica, mais conhecido como o bafômetro, que passa do valor de R$1915,40 para R$2.934,70, gerando suspensão de 12 meses da carteira de habilitação, recolhimento do documento e do veículo.

De acordo com dados da AGETRAN de Campo Grande (MS) no nesse primeiro semestre de 2016, 24 % do total de multas foram por uso indevido do celular ao volante.

Publicado em 07/10/2016 13h56
Uso de celular ao volante aumenta chance de 400% de acidentes de trânsito